O MEC (Ministério da Educação) confirmou que a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vai sair na quinta-feira (28) pela manhã.
A partir de sexta-feira (29), os estudantes poderão escolher o curso em universidade federal que adota a nota do Enem como critério de seleção, afirma a secretária de educação superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci.
O prazo para a escolha, que será feita por um sistema na internet, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), deve terminar no dia 3 de março. O sistema oferecerá 47.900 vagas em diferentes universidades federais.
No site, o aluno poderá escolher em três rodadas (também chamadas de etapas) qual curso ele quer disputar em cada universidade.
Para isso, o estudante tem que inserir os dados para concorrer às vagas. O sistema vai ficar aberto entre os dias 29 de janeiro e 3 de março, com um limite de data entre cada rodada - a primeira será entre 29 de janeiro e 3 de fevereiro, a segunda será entre 15 e 20 de fevereiro, e a terceira, entre 1º e 3 de março.
Para acessar o Sisu, os estudantes usarão a mesma senha fornecida para o site do Enem. Depois do acesso, o candidato deve modificar a senha.
O sistema carregará automaticamente a nota do aluno. Após a inscrição na primeira etapa, o sistema calcula as vagas que serão preenchidas pelos candidatos, dependendo da pontuação. Ele calcula as vagas que irão sobrar e abre uma segunda etapa de seleção, após o prazo da primeira rodada.
Quem não foi selecionado na primeira etapa, desejar mudar de vaga ou de curso pode se inscrever novamente quando for aberta a segunda rodada.
Depois de computadas as inscrições da segunda fase, ela é fechada e as vagas restantes serão destinadas a uma terceira rodada.
O sistema terá atualização até as 23h59 do último dia de cada etapa. Após o fim de cada um dos dias das rodadas, das 0h até 6h, o sistema faz a recontagem dos pontos dos candidatos e das vagas nas universidades federais e volta a receber inscrições a partir de 6h01.